',$(a).appendTo("#quiz_small_affiliate_placeholder"),$(a).insertBefore(".youmightalsolike"),a='
').insertBefore("#newsletter_block_main"),G=new IntersectionObserver(function(a,b){a.forEach(function(a){Ia(a.target,a.isIntersecting)})},{rootMargin:"0px 0px 0px 0px"}),Ha(!0),b=document.getElementsByClassName("scrolltomarker"),a=0;a
- Categorias
- Casa e Jardim
- Cuidados Domésticos
- Controle de Pragas
Baixe em PDF
Coescrito por Scott McCombe
Referências
Baixe em PDF
Neste Artigo:
Limpando a casa com inseticida
Matando as pulgas sem inseticidas
Matando as pulgas dos seus animais de estimação
Artigos Relacionados
Referências
As pulgas são insetos pequenos, ágeis e que se alimentam de sangue. Quando infestam as casas, elas sobrevivem em superfícies como carpetes e até pelos de animais. Para matar essas pragas, você pode usar um inseticida ou passar um aspirador de pó nos locais afetados, além de dar banhos nos pets. Seja metódico para conseguir resolver o problema em uma ou duas semanas.
Método 1
Método 1 de 3:
Limpando a casa com inseticida
Baixe em PDF
1
Misture pó botânico com borato de sódio ou ácido bórico. Fica muito mais fácil matar as pulgas quando elas estão em estado vulnerável: nos ovos ou no estágio larval. A solução também ajuda a evitar que as pragas se desenvolvam por completo.[1]
- O borato é um mineral bastante usado para conservar madeira e produzir detergentes e inseticidas. Nas pulgas, ele age como veneno.
- Uma pulga adulta vive cerca de dois ou três meses (até 100 dias) sem sugar sangue do hospedeiro. As larvas mais jovens, por sua vez, precisam se alimentar em até três dias — ou acabam morrendo. Por isso, é mais fácil matar as pragas nos estágios iniciais.
2
Aplique a solução no carpete, nos móveis e nas camas. Se você tem animais de estimação, como um gato ou cachorro, borrife a solução na caminha deles. Se possível, aplique o tratamento antes de sair de casa por longos períodos, como 24 horas. Nesse meio tempo, afaste os pets do local. Quando você voltar, passe o aspirador no carpete e nos móveis e lave toda a roupa de cama. Tenha cuidado para não inalar a solução; use um respirador.
- Use luvas e aplique o inseticida em áreas bem ventiladas. O produto é nocivo a humanos e animais.
- Como as pulgas têm um ciclo de vida longo, você pode aplicar o inseticida duas ou três vezes, em intervalos de três semanas, para acabar com a infestação.
3
Espalhe armadilhas para pulgas em casa, além de aplicar a solução de borato. As armadilhas têm uma lâmpada que atrai as pulgas (tanto pela claridade, como pelo calor). Distribua algumas pela casa para matar as pragas que não forem afetadas pela solução de borato.[2]
- Se você tem animais de estimação curiosos, que possam tentar abrir a armadilha e comer o que está dentro dela, coloque o equipamento em um lugar inacessível para os pets.
Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:
Matando as pulgas sem inseticidas
Baixe em PDF
1
Passe o aspirador de pó em casa duas vezes por dia por duas semanas. Passe o aspirador nas áreas em que as pulgas mais circulam, incluindo debaixo e atrás dos móveis, bem como nos tapetes, nas seções menos acessíveis do carpete e nos móveis estofados. Esse método é quase 100% eficaz![3]
- Muitas pessoas usam aspiradores de pó de alta potência, mas até os equipamentos comuns servem.[4]
- Sempre descarte o coletor do aspirador depois de usá-lo para evitar a re-contaminação da área.
2
Encha vasilhas rasas com água e duas gotas de detergente de louça. Use vasilhas rasas, que as pulgas consigam escalar. Coloque-as perto de uma fonte de luz — de preferência, uma lâmpada noturna — para atrair as pragas. Muitas delas vão cair na solução e morrer.[5]
- A solução de água e detergente de louça é uma espécie de piscina tóxica para as pulgas. Elas morrem quando caem ou pulam na mistura.
- Se você não tem nenhuma vasilha mais rasa, use um prato.
3
Borrife uma solução de limão nas áreas afetadas. Fatie um limão em rodelas finas e coloque-as em um pouco d’água. Ferva o líquido e, em seguida, deixe-o de lado por uma noite inteira. Por fim, transfira-a a um borrifador e aplique nas áreas afetadas.[6]
- Você também pode usar rodelas de outras frutas cítricas, como laranja ou toranja.
4
Espalhe lascas de cedro nas áreas infestadas. Coloque as lascas nos cantos dos cômodos da casa, na casinha ou caminha dos animais e debaixo de móveis. Se quiser, coloque algumas em um pano de algodão, entre o estofado dos móveis, debaixo das almofadas e, se possível, nas roupas de cama. As pulgas não suportam o cheiro do cedro e fazem de tudo para evitá-lo.[7] Compre as lascas em qualquer loja de móveis ou até de animais.
- Não compre as lascas se o seu animal de estimação é alérgico a elas — como é o caso de muitos cachorros. Se o pet ficar espirrando ou com os olhos inchados, recorra a outro método.
5
Espalhe sal na superfície do carpete. O sal é dessecativo — ou seja, resseca superfícies e substâncias. Quando um cristal de sal se prende ao corpo de uma pulga, ele cria uma ficção que acaba matando a praga de hemorragia. Após 7-10 dias, passe o aspirador em toda a área para recolher o resto do produto e os corpos. Repita o processo mais uma ou duas vezes.[8]
- Use grãos de sal bem finos, que se prendem às pulgas com mais facilidade.
- Depois de passar o aspirador, descarte o coletor e troque-o por um novo.
6
Borrife terra diatomácea pela casa. Assim como o sal, a terra diatomácea irrita e mata as pulgas. Polvilhe algumas colheres do produto nas áreas infestadas do carpete.[9] Você também pode usar o produto como forma de prevenção às pragas. Compre a terra em lojas de jardinagem ou ferramentas.
- Você pode polvilhar a terra diatomácea nos animais, mas não nos olhos e nas orelhas. Espalhe o produto ao longo da coluna vertebral e esfregue bem o pelo.
7
Borrife um inseticida regulador de crescimento (IGR) no chão e nas roupas de cama. Esses inseticidas químicos interrompem o processo de desenvolvimento das pulgas. As larvas morrem antes de poderem de tornar adultas e reproduzir, o que quebra o ciclo reprodutivo. Assim, fica mais fácil controlar a situação.[10] Geralmente, é preciso fazer duas aplicações, em intervalos de três semanas.
- O método mais econômico é comprar um inseticida químico concentrado em uma loja de jardinagem e misturar o produto seguindo as instruções do fabricante.
- Os inseticidas reguladores de crescimento não são nocivos aos mamíferos. Por isso, eles são ideais para ambientes onde há crianças ou animais pequenos, como hamsters, répteis ou peixes.
DICA DE ESPECIALISTA
Scott McCombe
Especialista em Dedetização
Scott McCombe é o CEO da Summit Environmental Solutions (SES), uma empresa familiar de dedetização, controle de animais e isolamento doméstico na Virginia. Fundada em 1991, a SES possui uma classificação A+ pela Better Business Bureau e recebeu os prêmios "Best of the Best 2017", "TOp Rated Professional" e "Elite Service Award" pela HomeAdvisor.
Scott McCombe
Especialista em DedetizaçãoNosso especialista concorda: em alguns casos, você pode aplicar um pesticida no chão para eliminar uma infestação de pulgas antes que ela fique fora de controle. Procure por um produto específico para controle de pulgas que seja larvicida e adulticida.
Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:
Matando as pulgas dos seus animais de estimação
Baixe em PDF
1
Dê banho nos seus animais de estimação todos os dias com água e um sabonete para pulgas. O banho mata as pulgas que estão no pelo dos animais.[11] Passe um sabonete especial perto das orelhas, dos olhos, do focinho, da boca e do traseiro do pet para prepará-lo. Quando as pulgas sentirem a água, elas vão buscar lugares seguros no corpo do animal — o pescoço, a cabeça, o ânus etc. —, onde possam se proteger.
- O corpo do animal pode estar infestado com pulgas em vários estágios de desenvolvimento. Por isso, combine este método com outros, como o do aspirador, a solução de borato e as lascas de cedro.
2
Passe o sabonete até formar espuma e deixe a solução agir por pelo menos dez minutos. Depois disso, enxague o corpo do animal com água morna.[12] Por fim, quando ele secar, passe um pente para tirar as pulgas mortas.
- Tome banho logo depois de dar banho no animal, pois alguns xampus para pulgas podem causar irritação na pele humana após períodos longos.
3
Aplique produtos para pulgas no cachorro ou gato. Existem alguns produtos específicos para pulgas. Compre algo em uma loja de animais e passe diretamente no pelo, entre as escápulas e ao longo da coluna, uma vez por mês. O tratamento age pela pele (sistema tegumentar).[13]
- Você pode usar produtos para pulgas junto com um pente específico. Assim, fica mais fácil tirar as pragas dos pelos do pet.
DICA DE ESPECIALISTA
Scott McCombe
Especialista em Dedetização
Scott McCombe é o CEO da Summit Environmental Solutions (SES), uma empresa familiar de dedetização, controle de animais e isolamento doméstico na Virginia. Fundada em 1991, a SES possui uma classificação A+ pela Better Business Bureau e recebeu os prêmios "Best of the Best 2017", "TOp Rated Professional" e "Elite Service Award" pela HomeAdvisor.
Scott McCombe
Especialista em DedetizaçãoNosso especialista concorda: para evitar que as pulgas voltem, cuide de seus bichinhos de estimação aplicando produtos de controle de pulgas dérmicos ou orais que sejam seguros para os animaizinhos."
4
Alterne os tipos de tratamento se o primeiro não surtir efeito. As pulgas podem se adaptar aos produtos que você usa para matá-las (incluindo as coleiras especiais), o que torna certas medidas ineficazes. Nesse caso, comece a recorrer a outras alternativas, além de usar o inseticida regulador de crescimento. Por exemplo: se a coleira não funcionar, passe um talco para pulgas no pelo do pet.[14]
- O veterinário do seu pet também pode receitar comprimidos especiais, que atacam o sistema nervoso das pulgas pela corrente sanguínea e o tecido do cachorro ou gato. Esses produtos matam as pragas que estão sugando o sangue do pet, mas não impedem novas infestações.
- Você pode usar um inseticida regulador de crescimento para matar as pulgas e evitar novas infestações.
5
Administre um comprimido para pulgas se você precisar de uma solução rápida. Esses comprimidos fazem efeito em poucas horas (em alguns casos, em até 60 minutos). Contudo, o medicamento não evita as pragas e nem deixa o pet imune a novas infestações.[15] Depois do tratamento, dê um banho nele para tirar as pulgas que estão morrendo.
- Alguns gatos podem ficar hiperativos, mais barulhentos ou ofegantes depois de tomar o comprimido. Se isso acontecer, reduza a dose recomendada — ou interrompa o tratamento, caso a situação fique tensa.
6
Adicione produtos para pulgas à ração dos animais. Como as pulgas se alimentam do sangue dos animais, você pode controlar o que o seu pet come para reduzir o problema. Por exemplo: acrescente 1 colher de sopa de vinagre de maçã à água do cachorro ou use o produto para dar banho nele.
- Não faça isso com os gatos, pois o pH do estômago deles é muito mais sensível do que o dos cães.
Publicidade
Dicas
- Você pode encontrar um tipo de pó que as pulgas deixam para trás ao inspecionar as áreas infestadas. Ele é preto e grosso e fica vermelho quando está úmido. Esse pó é o sangue que as pulgas soltam após se alimentarem e indica onde elas estão.
- Não deixe sal no carpete por muito tempo. Ele absorve a umidade e afeta as fibras do material.
- Se o cachorro não reagir bem ao sabonete para pulgas, use algo de eucalipto, óleo de melaleuca ou cedro. As pulgas não toleram esses produtos.
Publicidade
Avisos
- Fique fora da casa depois de usar o inseticida nas áreas infestadas. Além disso, proteja ou afaste os pets do local. Sempre leia os rótulos dos produtos químicos para saber se algum deles é nocivo a animais, peixes e pássaros.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.livingwithbugs.com/use_dust.html
- ↑ https://www.pestwiki.com/kill-fleas-in-home/
- ↑ https://pestkill.org/insect/fleas/kill-flea/
- ↑ http://thehousingforum.com/how-to-get-rid-of-fleas-in-carpet/
- ↑ http://thebugskiller.com/how-to-kill-fleas-and-get-rid-of-them-forever-from-your-house-dogs-cats/
- ↑ https://pestkill.org/insect/fleas/kill-flea/
- ↑ https://pestkill.org/insect/fleas/kill-flea/
- ↑ https://www.pestwiki.com/kill-fleas-in-home/
- ↑ http://www.livingwithbugs.com/use_dust.html
Mais referências
- ↑ https://pestkill.org/insect/fleas/kill-flea/
- ↑ http://www.idealhome.co.uk/care-and-cleaning/how-to-get-rid-of-fleas-22395
- ↑ http://www.idealhome.co.uk/care-and-cleaning/how-to-get-rid-of-fleas-22395
- ↑ https://www.pestwiki.com/kill-fleas-in-home/
- ↑ https://www.pestwiki.com/kill-fleas-in-home/
- ↑ http://thebugskiller.com/how-to-kill-fleas-and-get-rid-of-them-forever-from-your-house-dogs-cats/
Sobre este guia wikiHow
Coescrito por :
Scott McCombe
Especialista em Dedetização
Este artigo foi coescrito por Scott McCombe. Scott McCombe é o CEO da Summit Environmental Solutions (SES), uma empresa familiar de dedetização, controle de animais e isolamento doméstico na Virginia. Fundada em 1991, a SES possui uma classificação A+ pela Better Business Bureau e recebeu os prêmios "Best of the Best 2017", "TOp Rated Professional" e "Elite Service Award" pela HomeAdvisor. Este artigo foi visualizado 831607 vezes.
Categorias: Controle de Pragas
Em outras línguas
Inglês
Espanhol
Alemão
Francês
Russo
Chinês
Neerlandês
Indonésio
Hindi
Árabe
Tailandês
Coreano
Turco
- Imprimir
Esta página foi acessada 831607 vezes.
Este artigo foi útil?
Publicidade
Os Cookies tornam o wikiHow melhor. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Artigos Relacionados
ComoSe Livrar de GambásComoDiferenciar Fezes de Camundongo e RatoComose Livrar de Lagartixas DomésticasComoMatar um Grilo Solto na sua CasaInscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!